OS SETE CENTROS DE ENERGIA
CHAKRAS
OS SETE CENTROS DE ENERGIA
Vitalidade. Todo mundo quer isso, mas no mundo complexo e estressante de hoje, poucos de nós sabemos como capturá-lo – e mantê-lo. Isso porque a verdadeira vitalidade é mais do que uma questão de bom sono, vitaminas e bombear ferro. A verdadeira vitalidade é física, emocional e espiritual.
A vitalidade vem da compreensão do seu recurso natural mais importante: a energia. Isso vem de saber como aproveitar sua fonte de energia. Como eliminar os bloqueios para fazer essa conexão.
Como dominar o fluxo de energia para que você possa expressar todo o seu potencial. A antiga sabedoria das tradições espirituais do mundo tem muito a ensinar-nos sobre a ciência da vitalização do corpo, da mente e da alma. Repetidamente, essas tradições falam sobre sete níveis do ser e sete centros para a troca de energia do mundo espiritual para o nosso mundo.
Os sete céus do Judaísmo, as sete camadas da Árvore da Vida da Cabala, os sete sacramentos do Cristianismo e os sete chakras do Hinduísmo e do Budismo – todos eles são maneiras de descrever como podemos aceder a níveis mais elevados de consciência espiritual para acelerar o fluxo de energia do Espírito para a matéria, do céu à terra, de dentro para fora.
O nosso ponto de partida é a antiga ciência oriental dos sete centros de energia do corpo, ou chakras. A rede dos chakras forma um roteiro que pode ajudar-nos a explorar os mundos físico, emocional e espiritual. Pois há muito mais em si – e na sua vitalidade – do que aparenta.
Os Chakras
Coordenadas do Espírito
Os nossos centros de energia operam em níveis subtis, invisíveis ao olho físico. No entanto, afetam todos os aspetos da nossa vida, incluindo a nossa vitalidade, a nossa criatividade e o nosso bem-estar.
Em termos simples, você pode pensar nos centros de energia como estações recetoras e emissoras da energia que flui para si, através de si e saindo de si, momento a momento. Cada centro é como que um transformador que baixa essa energia poderosa do Espírito para um nível diferente do nosso ser, nutrindo o corpo, a mente e a alma. Cada um tem um papel único a desempenhar no processo da vida diária e do crescimento espiritual.
CHAKRAS
Os sete principais centros de energia estão situados nos níveis etéricos do nosso ser, ao longo da coluna vertebral, na base da coluna, a meio caminho entre a base e o umbigo, no umbigo, no coração, na garganta, na testa e no topo da cabeça. Todos nós já experimentamos a energia a fluir através dos nossos sete chakras, quer tenhamos percebido isso ou não.
A energia do chacra da base da coluna permite-nos conectarmo-nos com a terra e a natureza e permanecer ancorados e práticos à medida que dominamos o nível físico da existência do dia-a- -dia. Junto com o chacra da alma, ele governa a nossa sexualidade. Através do chacra da alma, também recebemos as nossas reações viscerais e palpites e libertamos a nossa alma para cumprir o seu plano de vida. Através do chacra do plexo solar, o nosso centro de paz, expressamos e dominamos as nossas emoções e desejos.
O nosso centro cardíaco inspira-nos com a compaixão e generosidade para sermos amor em ação. Através do centro da garganta, temos acesso ao tremendo poder da vontade e da palavra falada para criar mudanças pessoais e mundiais. O nosso centro do terceiro olho permite-nos focar, ver uma situação claramente e aceder à verdade mais elevada.
E através do chacra coronário, desenvolvemos o nosso intelecto, recebemos esses súbitos lampejos de iluminação e vivenciamos a iluminação. Os chakras são pontos de contacto com dimensões do nosso ser além do físico e, ainda assim, combinam-se com o físico. São coordenadas, por assim dizer, do Espírito dentro dos nossos próprios corpos.
A
ideia de que o mundo espiritual se reflete no mundo material e no nosso próprio
corpo físico é antiga.
"Assim como é o átomo, assim é o universo", dizem os Upanishads. "Dentro da polpa de uma semente de milho pode ser encontrado um universo inteiro… Na pupila do olho, um paraíso sem fim", escreve o poeta sufi Mahmud Shabestari.
E
o famoso axioma hermético afirma: "Tal como é o grande, assim é o
pequeno; assim como está em cima, também está em baixo." Em
outras palavras, o padrão do Espírito está indelevelmente impresso na própria
estrutura do nosso ser. Os
sábios e curadores do mundo dizem-nos que, como resultado da nossa ressonância
interior com o divino, o poder de curar, em última análise, vem de dentro de
nós mesmos.
O vidente e curador do século XX, Edgar Cayce, por exemplo, ensinou que toda cura vem da "sintonização de cada átomo do corpo, cada reflexo das forças cerebrais, com a consciência do divino" que reside dentro de cada átomo e célula do corpo. Ele também disse que a verdadeira cura só pode ocorrer quando houver um despertar do eu espiritual.
Os sete centros de energia do nosso corpo são as portas de entrada para esse eu espiritual. Quando entendermos como estes centros funcionam, podemos trabalhar com eles para trazer o nosso corpo, mente e emoções de volta ao equilíbrio com a nossa verdadeira natureza.
BLOQUEIO DE ENERGIA
A palavra chakra é sânscrita para "roda" ou "disco".
Cada chakra é simbolicamente representado como um lótus que possui um número diferente de pétalas. Quanto mais pétalas o chakra tiver, maior será sua frequência ou vibração.
Os antigos sábios ensinavam que a força vital espiritual primordial (conhecida como Kundalini) está selada dentro do chakra localizado na base da coluna vertebral.
Podemos desbloquear essa poderosa energia latente através de atos de amor, serviço à vida, meditação e oração.À medida que a Kundalini sobe ao longo da coluna, ela ativa cada chakra ao longo do caminho e faz com que a "roda" gire e o "lótus" floresça.
O sétimo centro de energia, o chacra coronário, é conhecido como lótus de mil pétalas. Quando este centro está totalmente aberto, alcançamos o que os budistas chamam de iluminação.
Estátuas e agradecimentos representam os Budas que atingiram etse estágio, com uma aura de fogo ao redor da sua forma e uma protuberância semelhante a uma chama, brotando do topo de suas cabeças.
Os artistas cristãos retratam esta conquista como um halo dourado circundando as cabeças dos santos. À medida que cada centro de energia "gira", ele emana sua própria frequência e cor únicas que se transformam em um dos sete raios de luz do arco-íris.
Contudo, se pudéssemos nos ver em níveis espirituais, veríamos que a luz que emana de cada chakra varia em intensidade e pureza, dependendo se a energia que flui através do canal dos nossos chakras está equilibrada ou bloqueada.
As emanações mais fortes e puras indicam um fluxo de energia forte e equilibrado.
As emanações mais fracas e opacas indicam um fluxo de energia bloqueado nesse chakra.
Quando um centro de energia está bloqueado, podemos sentir fadiga ou problemas de saúde, desequilíbrios emocionais e letargia. Quando a energia flui livremente através de um centro de energia, sentimo-nos cheios de energia, criativos e em paz.
Como usar este ensinamento
No mundo complexo de hoje, a integração do corpo, da mente e da alma não acontece necessariamente por si só. É preciso atenção e foco conscientes e uma consciência das iniciações pessoais associadas aos centros de energia.
Neste ensinamento, encontrará chaves que o podem ajudar com o ABC do desenvolvimento dos seus centros de energia – ativação, equilíbrio e limpeza. Se estiver interessado em saber mais sobre este ensinamento, preencha o formulário abaixo. Enviar-lhe-emos, mensalmente, ensinamentos sobre os CHAKRAS que o ajudarão a analisar as iniciações que somos chamados a dominar.
Cada centro de energia é uma matriz arquetípica e, portanto, cada um correlaciona-se com atributos diferentes, incluindo uma cor diferente, parte do corpo, qualidade positiva, tradição espiritual, instrumento musical e assim por diante.
Iremos também enviar, em cada ensinamento algumas dessas correlações, que variam de acordo com as partes do corpo que cada chakra governa, para o ajudar a sintonizar-se com os estes.
Na variada literatura sobre os chakras, também encontrará diferenças na forma como as cores são atribuídas aos chakras. Algumas dessas informações são baseadas no trabalho de clarividentes, que conseguem ver as vibrações e cores com sua visão "interior". Às vezes, as cores indicadas pelos clarividentes e outros podem refletir os tons suaves ou até turvos que podem envolver os nossos chakras, quando eles ficam bloqueados.
As cores dos chakras dadas nestes ensinamentos representam como esses vibrantes vórtices de luz apareceriam nos níveis espirituais, se estivessem a trabalhar no seu desempenho máximo. Achamos importante, ao meditar sobre os chakras, que se concentre nos padrões de cores puros e originais.
Não existe uma fórmula mágica para vitalizar os seus centros de energia. A beleza da vida é que cada um de nós é espetacularmente único.
Como
alquimistas do espírito, cabe a nós pegar nas ferramentas e experimentar no
laboratório do eu. Felizmente para nós, o crescimento pessoal é um
processo criativo e uma aventura sagrada.
DESEJO SABER MAIS SOBRE OS CHAKRAS (Na sua mensagem, indique o seu número de telefone, caso pretenda).
PRATIQUE A CIÊNCIA DA PALAVRA FALADA
Crie um Espaço Sagrado
Um espaço sagrado ajudá-lo-á a conectar-se com o seu coração. É o lugar onde vamos para criar mudanças e transformações.
Pode montar esse local, mesmo que seja num canto do seu quarto ou sala.
Encontre um lugar especial na sua casa onde possa montar um Espaço Sagrado. Pode adorná-lo com o que é espiritualmente significativo e inspirador para si, como velas, cristais, flores ou plantas.
Comece a ativar os seus chakras
Isso nem sempre é fácil, mas é um passo vital. Onde quer que esteja, reserve um momento para ficar quieto.
Faça três respirações lentas e profundas. Centre-se no seu coração. Experimente fazer o Om. Isso ajudá-lo-á a interiorizar o ensinamento.
Comece um diário para sua jornada
Vamos começar com um exercício simples.
Responda a esta pergunta: examine mentalmente o seu corpo e veja onde sente a energia bloqueada. Pode ser dor, desconforto ou apenas uma sensação diferente. Anote isso. Isto ajudá-lo-á a identificar que chakras estão bloqueados.
Comece um diário para sua jornada
Vamos começar com um exercício simples.
Responda a esta pergunta: examine mentalmente o seu corpo e veja onde sente a energia bloqueada. Pode ser dor, desconforto ou apenas uma sensação diferente. Anote isso. Isto ajudá-lo-á a identificar que chakras estão bloqueados.